28 de setembro de 2010

"Tenha um coração saudável toda a vida"

Ao longo de uma vida, o coração bombeia cerca de 400 milhões de litro de sangue e, em média, bate sem interrupção 70 vezes por minuto. A sua principal função é a de levar o sangue e todas as substâncias vitais até à mais pequenina célula do organismo, adaptando-se a todo o momento às exigências deste, incluindo em situações de esforço – quando se pratica desporto, por exemplo – e de febre, que originam necessidades acrescidas de oxigénio e, portanto, uma aceleração dos batimentos cardíacos. Se os vasos sanguíneos estiverem obstruídos, a tensão arterial aumenta para assegurar que o sangue chegue aos mais pequenos vasos capilares.
O seu coração deve reagir a todas as variações de ritmo. Assim, se quer realmente mantê-lo em boa forma, imponha-se a certas precauções.
 
Precauções  - Se tem mais de 40 anos de idade e nunca praticou nenhum desporto, faça um electrocardiograma antes de iniciar qualquer actividade física.
 
Lembre-se que se seguir um programa controlando:
  1. O Exercício -  Aumenta a resistência cardíaca, tendo em conta o seu estado de saúde;
                         -  Melhora a função cardíaca pelo aumento controlado dos batimentos.
  2. A Alimentação - Através de um regime adequado de forma a prevenir as doenças cardiovasculares;
  3. O Relaxamento - Obtendo conhecimentos e métodos para fazer uma pausa e liberte-se do stress; 
Recomendações
 
☺ Mexa-se
☺ Alimente-se saudavelmente;
☺ Relaxe e liberte-se do stress;
☺ Não fique fechado em casa;
☺ Controle a sua tenção arterial;
☺ Visite periodicamente o seu médico;
☺ Mantenha-se activo durante todo o dia;

1 comentário:

  1. Olá,

    Vai realizar-se o I Congresso Nacional de Animação Sociocultural - "Profissão e Profissionalização dos/as Animadores/as", nos dias 18, 19 e 20 de Novembro de 2010, no Centro Cultural e de Congressos da cidade de Aveiro.

    A APDASC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural, enquanto entidade organizadora deste grande evento pretende que 2010 seja um ano em grande para a Animação Sociocultural em Portugal. Um ano marcado pela reflexão, debate e investigação das questões que realmente preocupam os/as profissionais desta área há muitos anos e que se quer ver resolvidas, ou pelo menos solucionadas em parte.

    Este trabalho e empenho voluntário por parte de todas as pessoas envolvidas é fulcral para o impulso da Animação Sociocultural. Anima-se e apela-se à participação de todos/as neste processo de mudança.

    Mais informações em http://congressonacional2010.com/

    Um abraço.

    Carlos Costa

    ResponderEliminar