13 de setembro de 2010

O velho e o idoso

Há muito tempo, num espaço comum a muitos dos que têm idade avançada conversavam, dois jovens maduros, sobre as principais diferenças entre eles.
Quem chegava ao espaço e apanhava parte das conversas, com certeza ficava curioso por saber a opinião de duas jovens pessoas que tinham muito que contar.
Debatiam o dia-a-dia, as oportunidades, as vivências, as dificuldades, mas, acima de tudo, faziam uma resenha sobre as suas longas caminhadas na estrada da vida.
Após perceberem que ambas falavam sobre o mesmo, mas com opiniões diferentes decidiram fazer uma comparação entre a pessoa idosa e a pessoa velha.
Assim, criaram as seguintes características relativas a cada uma:
• Um idoso é aquela pessoa que já viveu muitos anos, mas que continua a sonhar, aprende e faz questão de se manter activo, enquanto uma pessoa velha já perdeu a vontade de viver e só pensa em descansar, pois nada faz sentido de e para existir.
• É idoso quem transforma cada dia num dia único, planeando o dia de amanhã tornando-o, assim, “no primeiro dia do resto da sua vida”. Por sua vez, para o velho tudo é passado, permanecendo, apenas, as saudades, o sofrimento e a preocupação em ocupar-se com o vazio.
• No meio de tantas diferenças, ambos possuem rugas diferenciadas em bonitas e feias, sendo que as bonitas são originadas por sorrisos nos idosos enquanto as dos velhos têm a sua origem nas lutas da amargura, tornando-as feias aos olhos de quem as vê.
Concluíram, ainda, que o idoso e o velho podem ter a mesma idade biológica, mas têm idades diferentes no coração.
Assim, deixamos um conselho a todos os que se encontram na mesma fase que nós:

Se você se considera velho… aprenda a ser idoso, mas você que se considera idoso… tenha uma longa vida e nunca fique velho.

Sem comentários:

Enviar um comentário