27 de junho de 2009

Oportunidades? …. Onde?


Há muito que se ouve falar em novas oportunidades, mas onde estão? Onde se podem encontrar? Por vezes parece que nem novas, nem menos novas… acontece que esgotaram-se (para não dizer que nunca existiram) as oportunidades que muitos falam.

São imensas as pessoas que esperam e/ou desesperam por uma dessas oportunidades, mas são poucos os que lutam para dar-lhes uma possibilidade de colocar em prática alguns dos conhecimentos que possuem. É inacreditável como são olhados quando “batem” à porta de uma instituição tentando que alguém que lhes dê o devido valor, pois muitas das vezes têm de ouvir comentários inadequados à condição com que se haviam deslocado a tal “sitio”.
O que acontecerá aos que continuam a lutar por uma oportunidade? Será que quem ‘desvaloriza’ quem procura já se esqueceu que um dia, também, passou pelo mesmo que muitos estão a passar? São questões que se levavam com muita frequência, mas que não trazem respostas lógicas ou fáceis de perceber.
Enfim, verdades pouco sorridentes que encontramos em realidades convergentes, mas que um dia atingirão outros níveis, assim esperam os que lutam.

1 comentário:

  1. É verdade que muitas vezes quem recebe já se esqueceu que um dia procurou "a tal" oportunidade. Muitas vezes quando alguém se dirige a uma das muitas instituições do nosso país em busca da sua oportunidade de trabalho, é olhado de lado, é geralmente avaliado logo pela senhora de recepção consoante a roupa, o estilo e a sua competência fica esquecida sabe-se lá onde...
    Julgo que o teu post se refere às novas oportunidades que os jovens licenciados procuram. Afinal foram vários anos de muito esforço e dedicação. Alimentaram-se sonhos, criaram-se expectativas e nenhum de nós quer acreditar que tenha sido em vão (nem podemos deixar que nos façam pensar em tal).Assim, aí vamos nós percorrer o mundo louco do mercado de trabalho em busca da nossa oportunidade. Ás vezes, por milagre ou acaso, há quem tenha a sorte do seu lado e não precise procurar muito. Outras vezes, a grande maioria diga-se em bom da verdade, só com muita persistência conseguimos alguma coisa, uma pequena oportunidade que poderá, quem sabe,um dia tornar-se nA oportunidade.
    Mas esse fechar de portas das instituições, em muito se deve ao "boom" de cursos técnico-profissionais de toda e qualquer área, à criação de cursos que garantem equivalências académicas a jovens que pura e simplesmente não fizeram um dia por merecê-las. Parece-me muito pouco credível um jovem que chega a uma associação a pedir a tal oportunidade com um diploma que lhe garantiu o 12º ano em três meses.... é triste mas a verdade é que no nosso país para se aumentar o número de pessoas com habilitações académicas, estas sejam oferecidas em troca de pouco esforço, pouca dedicação ...
    Resta aos outros, os que estudaram e lutaram para ter o seu secundário completo, aos que quizeram um dia ter a sua licenciatura, lutar e fazer a diferença. Fazer com que as portas se abram aos bons profissionais.

    Continua com os post's. Estou a gostar muito de te ler ;)

    ResponderEliminar