11 de junho de 2009

Animação Sociocultural como prática de Intervenção Social

As pessoas que pertencem a uma sociedade são detentoras de uma mesma cultura, dos mesmos costumes, partilhando hábitos e valores, daí que as práticas de convivialidade, como se sabe, não são de hoje. Os homens, enquanto seres sociais, sempre constituíram entre si, espaços e tempos de relação interpessoal, convívio, expressão, troca de saberes e experiências, encontrando-se estas práticas de intervenção social nas relações de família, vizinhança, amigos, grupos de trabalho, entre outras.
A partir dos anos 50, face a problemas sociais que se vinham a verificar, a Animação, através de processos comunitários de convivência, recreação e criação cultural, veio difundir novas práticas culturais que desenvolveram e continuam a desenvolver a intervenção social.
Nos dias de hoje a Animação é entendida como uma estratégia de educação para o desenvolvimento, em diversos espaços onde pode intervir, visto que, procura valorizar as aptidões humanas, promovendo a participação social e a organização de grupos.
Com tudo isto, a intervenção social institucionaliza-se como profissão, nas modalidades: pedagógica, social, lúdico-criativa, ambiental, desportiva, entre outras, de forma a criar condições e facilitar processos de mudança das relações sociais contra as desigualdades económicas, sociais e culturais. Assim, considera-se a intervenção social indispensável nas sociedades de hoje para o desenvolvimento da educação a nível do indivíduo e colectivo.
Em suma, considera-se a Animação como um conjunto de acções, realizadas com base na utilização de um determinado número de técnicas de intervenção, destinadas a promover a participação dos indivíduos, dos grupos, das instituições e das comunidades, com o objectivo de melhorar as relações entre os homens, com vista a favorecer a adaptação a novas realidades, assegurando assim, o desenvolvimento social e colectivo, proporcionando ao indivíduo as condições adequadas ao seu próprio aperfeiçoamento e valorização numa perspectiva global.

Sem comentários:

Enviar um comentário