19 de maio de 2009

O que muito se diz sobre a ASC

Já se contam alguns anitos desde que se começou a ouvir a falar numa nova área em território português. Inicialmente e mais que hoje, ou talvez não, questionavam-se sobre a importância de tal “novidade” e a cada ano que passa vão-se apercebendo das vantagens da “aquisição”, não tanto quanto deviam, em territórios como os que estamos inseridos.
Ouvimos muita gente falar desta área, mas não se podem englobar nesses muitos, os poucos que dela sabem falar.
Muito boa gente anda por aí a realizar meia dúzia de tarefas, a estimular a participação activa da população e com uma enorme competência de dinamismo sociocultural, mas que de animadores pouco têm. Colocam os sorrisinhos no rosto do povo e pronto… lá vem o louvor, até ao dia em que há a necessidade de colocar cada um em seu lugar, pois começam a aparecer os “verdadeiros” Animadores e começa a sentir-se aquela necessidade de clarificar as designações de cada um.
Infelizmente existem muitas comunidades “adormecidas” que acarretam um determinado desconhecimento do que é e para que serve uma área de intervenção como a Animação Sociocultural.
Já agora… aos que dizem que nós temos uma formação sem interesse aqui fica um possível esclarecimento de que somos capazes de criar condições favoráveis ao desenvolvimento de um processo participativo, promovendo o desenvolvimento das potencialidades dos grupos e das comunidades. Prevemos uma planificação participativa valorizando a intercomunicação, respeitando as ideias dos outros, aceitando, por isso a diferença e visando também a promoção da autonomia individual e colectiva.
O Animador Sociocultural tem uma grande preocupação na organização do espaço, tempo, recursos e estratégias, tendo como finalidade facilitar a vida em grupo, através de um trabalho constante de cooperação e de parceria entre todos os elementos, dando realmente um sentido social às aprendizagens. Há um estímulo constante à autonomia e ao crescimento individual no seio do grupo com o auxílio do outro contribuindo, consequentemente, para o enriquecimento da vida do mesmo.

2 comentários:

  1. Oi Cláudia Isabel...!!!

    Para começar fiquei admirada com o blog, como já o li por algures, para quem não gostava de escrever, e ainda por cima para os outros verem, o blog vai muito bem... sim senhora PARABÉNS!

    Depois das lamechices todas, aqui vai o que
    interessa.

    Tens razão diz-se muita coisa sobre a Animação e quase tudo do que se diz é uma pura mentira, ate porque nem todos os Animadores são os ditos palhaços que andam ai por nas ruas a fazer rir as pessoas, nem aqueles que estão sentados numa simples secretaria a fazerem projecto que no fim de contas não servem para nada, são os verdadeiros Animadores.

    Mas o pior disto tudo é que a maioria das pessoas não sabem o que são, ou quem são os Animadores, e depois atiram pitaforos para o ar, para essas pessoas basta-lhes dizer que somos de quem elas um dia irão precisar e nós com todo o orgulho iremos dizer, sim nos estamos aqui, porque queremos ver o mundo a sorrir e melhor, e será nesse momento que iremos fazer com que as ditas tais pessoa se calem e não falem mal da tão bela e melhor profissão do mundo.

    Um animador deve acreditar que a sociedade pode ser mudada, sendo essa mudança apenas possível na participação das comunidades

    Bom é melhor ficar por aqui, mas como não posso deixar passar aqui vai uma frase de um dos pais da Animação, EZEQUIEL ANDER-EGG:

    “Animação é acção de estímulo e mobilização de indivíduos, grupos e colectividades. Forma de infundir ânimo e insuflar dinamismo e entusiasmo. Dar vida e movimento a um conjunto de pessoas.”

    Miga força e contínua.

    Jinhus gandes com aquela palavra proibida

    Sónia Domingos

    ResponderEliminar
  2. Muitos Parabéns senhora claúdia por todo este conjunto de palavras, com qualidade!! Estou a gostar imenso deste início do teu blog. Só espero que continues... Beijinho e continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar