A cultura difunde-se e, através dos meios de comunicação, cria-se uma consciência de pertença a uma mesma colectividade. Essa consciência universal é compatível com a defesa de uma cultura própria, porque unicamente podem compreender as culturas dos outros, aqueles que são capazes de defender a sua própria cultura.
A valorização do património cultural constitui uma das áreas de “intervenção” mais importantes nos dias que correm.
Com efeito, o património cultural permite incorporar elementos de diferenciação nos processos e produtos, permitindo iniciativas consistentes na produção cultural e tradicional.
Atendendo aos fenómenos de globalização, a sociedade adopta, cada vez mais, tradições culturais de outros países e ‘guarda na gaveta’ a cultura e a tradição em que cresceu.
Nos últimos dias, temos vindo a celebrar algumas datas e verificamos que, mesmo nas entidades educacionais, insiste-se em mostrar aos mais jovens a importância de dias comemorativos que não fazem parte da cultura e tradição portuguesa. Fala-se propriamente do dia do “Halloween”.
Com certeza muitos de nós vimos miúdos e graúdos disfarçados com as mais emblemáticas figuras e acessórios supersticiosos que a este dia dizem respeito e todos eles com o seu ar de bom agrado e satisfação por estarem a celebrar uma festividade que nunca foi nossa.
Será que ao menos sabem da consistência desse dia? É provável que não.
Se já vivemos numa sociedade bastante globalizada, pelo “andar da carruagem” e mais dia, menos dia já ninguém sabe o que é o Pão por Deus.
Sim, Pão por Deus, essa é que é a nossa tradição, aquela faz parte da nossa cultura, mas que muitos deixaram cair em esquecimento.
Pedem-se aos mais novos para levarem um saquinho para o Pão por Deus, mas depois esquecem-se de explicar a origem deste dia, a sua importância e o verdadeiro valor que este tem, ou devia ter, numa sociedade.
Infelizmente esta é uma situação, cada vez, mais real.
Por isso, hoje, torna-se importante passar o conhecimento que muitos têm sobre este dia, a todos aqueles que são o futuro de amanhã.